Os moradores das áreas rurais do Distrito Federal poderão contar, pela primeira vez, com policiamento rural permanente, que funcionará 24 horas. A iniciativa foi anunciada no dia 11/09/2013, pelo governador do DF durante solenidade na sede da Companhia Leste, no Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina.
Representante da área rural na Câmara Legislativa, o deputado Joe Valle (PSB), comemora a iniciativa, que contou com o apoio do deputado Dr. Michel. “Há anos conhecemos as dificuldades das comunidades rurais e da carência de segurança pública nessas áreas. O batalhão rural trará mais segurança à população”, disse Joe Valle.
Para o produtor rural de Tabatinga, Rafael Heitor, o policiamento trará mais segurança para a população rural. “Essa era uma reivindicação histórica”, destacou Rafael.
Funcionamento
A segurança, antes prestada por batalhões de policiamento urbano, será feita por 270 policiais, treinados para socorrer nas emergências dos aproximadamente 70 núcleos rurais do DF. "Essa ação é de grande relevância, já que 70% do território do DF é constituído por zona rural", informou o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão.
Os moradores poderão comunicar as ocorrências ao Núcleo de Policiamento Rural pelo telefone 3910-1965.
As companhias são divididas por setor. A denominada Sul, instalada no Instituto Federal de Brasília, no Gama, assumirá Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Recanto das Emas e o próprio Gama. A Companhia Oeste, em funcionamento no Incra 8, fará a cobertura de Brazlândia, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. E a Leste, no Núcleo Rural de Tabatinga, será responsável por Sobradinho, Fercal, Planaltina, São Sebastião, Paranoá e Lago Norte.