sexta-feira, 28 de junho de 2013

GTA apreende carvão ilegal na BR 060
Policiais militares do Grupo Tático Ambiental - GTA, apreenderam um VW/ Kombi com 96 sacos de carvão, pesando 10 kg cada, extraído de madeira não autorizada.

o carro com a mercadoria foi avistado na BR 060, sentido Samambaia / Riacho Fundo, na tarde de hoje (28). 
A equipe do GTA, formada pelos sargentos Francisco, M. Santos e cabo Nascimento. O homem foi conduzido à 29ª DP, onde foi lavrado o auto de infração de crime ambiental. Se condenado, o homem que transportava o carvão pode pegar de seis meses, a um ano de detenção, e multa. 



 http://www.facebook.com/BPMADF

Policiais Militares apreendem quatro homens por crime ambiental


Policiais Militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal apreendeu nesta sexta-feira (28), quatro homens por extração ilegal de areia junto ao rio do descoberto  próximo a Santo Antônio –GO.
Os policiais ambientais fizeram a detenção dos homens quando tentavam fugir do local.  Eles foram apreendidos e encaminhados ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), de Santo Antônio do Descoberto – GO.
Eles responderam por crime ambiental no artigo 55 da Lei nº 9605/98 com pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa. Os infratores assinaram o termo  circunstanciado e responderam em liberdade.




terça-feira, 25 de junho de 2013

Onze pássaros silvestres apreendidos em criadouro ilegal
Comunicação Social - PMDF.

Informações: Mário Alberto


Um homem foi detido em flagrante por cometer crime ambiental na manhã de hoje (25), no Núcleo Rural Engenho das Lages. O homem mantinha um criadouro ilegal de aves em sua residência.
Policiais Militares do Batalhão Ambiental policiavam a cidade quando viram diversas gaiolas em frente a uma casa. Eles entraram em com o proprietário que assumiu ser dono o material. No local foi encontrado 11 pássaros da fauna silvestre e um jabuti. O detido foi autuado com base no artigo 29 da lei 9.605/98 ( lei de crimes ambientais).

Participaram da ocorrência: sargento Cesar Gomes, cabo Lafaiete Duarte, soldados Estefano e S. Souza.





http://www.facebook.com/BPMADF
Rifle e pistola com 47 munições apreendidos em Brazlândia.

Comunicação Social - PMDF
Informando: Mário Alberto 
As armas foram apreendidas por policiais militares do Batalhão Ambiental - BPMA, às 21 horas de domingo (23), na BR - 080. O flagrante de porte ilegal de arma de fogo foi realizado quando a equipe comandada pelo sargento Luciano Cunha realizava fiscalização de trânsito próximo a Branslândia. A pistola estava com 15 munições  e outras 32 foram encontradas  escondidas  no Fiat Strada abordado pelos policiais. O condutor  e as armas foram apresentados na 18ª Delegacia. Equipe: Sargentos Luciano Cunha, Rafael, Nilson Barbosa e Fransisvander. 



segunda-feira, 17 de junho de 2013

GTA: jovem é preso por crime ambiental em Santa Maria

Um homem foi preso por manter animais e produtos oriundos da fauna silvestre em desacordo com a legislação ambiental vigente.
O fato ocorreu na manhã de hoje (14), quando uma equipe do Grupo Tático Operacional (GTA/BPMA), em patrulhamento na cidade de Santa Maria, flagrou em uma das residências do conjunto E, quadra 205, um papagaio preso dentro de uma gaiola.
No imóvel, ainda foram encontrados dois couros de animais (jacaré e jaguatirica), duas patas de veado, um casco de tatu, três cascos de cágados e um chifre de cervo.
O proprietário da casa, que infringiu o art. 29, III, da Lei n° 9.605/98, foi preso e encaminhado à delegacia da área para registro.
Participaram da ocorrência: sargentos Romero e M.Santos e soldados Patrício e Shikasho.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Batalhão ambiental completa 25 anos

O comandante do BPMA, tenente-coronel Ribas, agradece e parabeniza todos os oficiais e praças da PMDF especializados na proteção do meio ambiente, bem como os queridos e eternos parceiros policiais ambientais do Brasil, Ibama, ICMBio, SEMARH, Adasa, Caesb, Jardim Zoológico de Brasília, Jardim Botânico, Parque Nacional de Brasília, fórum das ONG, GEPRAN, CBMDF, MPDFT, DEMA e todos que de alguma forma contribuíram para o crescimento e amadurecimento desta unidade especializada na proteção do meio ambiente na capital do Brasil.
Neste dia tão especial para os “guardiões do cerrado”, nos reportamos às milhares de ações realizadas com sucesso e lembramos com saudade da convivência com o nosso saudoso comandante coronel Ruy Sampaio Silva, ex-comandante geral da PMDF e da antiga Companhia Florestal.
Parabéns Policiais Militares Ambientais! Sigamos em frente na luta diária por um mundo melhor, bradando com orgulho o lema eternizado: “O meio ambiente é nosso maior patrimônio, protegê-lo é nossa missão.”
Em 1987, por determinação governamental, foi implantado, no Parque Nacional de Brasília, um policiamento montado, com efetivo reduzido: um grupo ou um pelotão, com aproximadamente 12 policiais militares, dando assim, os primeiros passos da PMDF no campo ambiental.
Menos de um ano depois foi criada a Companhia de Polícia Florestal (CPFlo), por meio do Decreto Distrital nº 11.124, de 10 de junho de 1988. Essa denominação foi ostentada até 2003, quando a unidade passou a denominação de Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), de acordo com o Decreto Distrital de nº 23.955 de 1º de agosto de 2003. Atualmente, após a Lei 12.086 de 06 de novembro de 2009, sua denominação passou a ser Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). 
Seu atual comandante é o tenente-coronel Claudio Ribas de Sousa. A unidade está Subordinada ao Comando de Missões Especiais, tendo como missão precípua, executar o policiamento ostensivo Ambiental em todo Distrito Federal e fomentar ações que visam desenvolver a conscientização da sociedade em todos os níveis para preservação e conservação dos recursos naturais, garantindo uma melhor qualidade de vida para presentes e futuras gerações.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

GTA apreende pássaros silvestres criados irregularmente

A Polícia Militar do Distrito Federal apreendeu 14 pássaros silvestres de diversas espécies, gaiolas e alçapões em duas casas localizadas na quadra 350 do condomínio Del Lago no Itapoã, na manhã de hoje (10), por volta de 10 horas da manhã.
Os policiais militares sargento Cláudio Cândido, cabo J. Carvalho, soldado Alberto Lopes e de Aguiar, todos integrantes do Grupo Tático Ambiental Bravo do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, patrulhavam o local quando viram duas gaiolas na varanda de uma casa. Os policiais entraram em contato com o dono da casa que permitiu a entrada dos militares. Dentro da casa, foram localizados mais pássaros e gaiolas. No total foram apreendidos onze pássaros, sendo nove trinca-ferros e dois azulões, e onze gaiolas.
Numa outra rua na mesma quadra, os policiais localizaram mais um pássaro azulão, espécie que se encontra em extinção, dois pássaros pretos, dois alçapões e três gaiolas de madeira.
Os proprietários das pássaros não possuíam documentação nem autorização para criação em cativeiro e foram conduzidos até a delegacia da área, onde foram autuados pelo artigo n° 29 da Lei 9.605/98 (Lei dos crimes ambientais).



Ministério quer cumprimento da lei que prevê fim dos lixões em agosto de 2014

O Ministério do Meio Ambiente insiste na manutenção do prazo para o fim dos lixões, previsto para agosto de 2014, segundo a Lei de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, reconhece, no entanto, que muitas prefeituras estão encontrando dificuldades para cumprir a meta.

"Não há nenhum estudo no ministério orientado para apoiar a prorrogação deste prazo. O que existe no Ministério é uma avaliação do esforço necessário e na organização deste esforço para tentar cumprir este prazo”, afirmou Maranhão durante seminário sobre o tema promovido, nesta quinta-feira, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Leia mais notícias do Ser Sustentável

O secretário ressaltou que não há nenhum compromisso com o adiamento do prazo, embora o Ministério reconheça “que os prefeitos estão se movimentando em face das dificuldades que eles encontram, alguns deles, em cumprir essa meta." Segundo Ney Maranhão, o tema é complexo e vai além da busca pela destinação adequada do lixo gerado. A solução, no seu entendimento, passa também pela reavaliação dos modos de produção e consumo no Brasil.

273 mil toneladas/dia de lixo
De acordo com o representante da organização não governamental Instituto Akatu, Dalberto Adulis, o volume de lixo no País aumentou em 60 mil toneladas por dia entre 2007 e 2013, estando hoje em 273 mil toneladas/dia.

O ambientalista destaca que 47% dos brasileiros separam o lixo seco do molhado, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente. Para ele, é preciso ampliar esse índice e também a conscientização do cidadão de que todo processo de consumo tem impacto.

"A ideia do consumo consciente você reflete sobre a necessidade, faz a escolha correta, utiliza o produto e, depois, pensa no descarte”, observou Adulis. “Se você utilizou um produto que pode ser reciclado depois, é melhor porque, no momento da triagem, ele vai voltar à natureza ou vai virar outro produto."

Plano de consumo sustentável
Em parceria com a sociedade e o setor privado, o Ministério do Meio Ambiente lançou em 2011 um plano para ampliar o consumo sustentável no País. A meta é que, até 2014, a porcentagem de consumidores conscientes dobre de 5% para 10%.

No plano, empresas e governos também são considerados parte do processo. O presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Jorge Abrahão, avalia que, por enquanto, a maioria das companhias brasileiras ainda não adotou a sustentabilidade em seus planos de negócio.

"A maioria das empresas não assumiu esta agenda. Por outro lado, há empresas que estão liderando este processo e que, logo, nós acreditamos que vão ser reconhecidas por isso”, afirma Abrahão. “A questão da reputação e da imagem das empresas é chave e as empresas que estão envolvendo em questões que impactam na sociedade, e a sociedade tem essa percepção, elas vão ser as empresas do futuro."

Conferência nacional
O seminário "Desafios para a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos" é preparatório para a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que, neste ano, tem como objetivo contribuir para o efetivo cumprimento da lei. A conferência ocorrerá entre 24 e 27 de outubro, em Brasília.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br

24h de limpeza do Lago

Cerca de 500 kg de lixo foram retirados do Lago Paranoá. Latas de cerveja, garrafas pet, pneus e até um barco foram encontrados no local.Garrafas encontradas no fundo do Lago Paranoá 
Logo nos primeiros mergulhos, os policiais militares encontraram rede de pesca, câmara de pneu, latas e um guarda-sol. Crianças de escolas públicas, um grupo de escoteiros e pessoas da comunidade acompanharam a abertura do mutirão de limpeza do Lago Paranoá promovido pela PMDF. O evento foi realizado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Os trabalhos começaram às 10h com a abertura oficial realizada pelo subcomandante-geral da PMDF, coronel Paulo Sérgio. Ele falou sobre a importância da preservação do meio ambiente e da conscientização da sociedade para o combate à degradação dos bens naturais.
Ao todo, 20 mergulhadores do BPMA, 10 do Bope e voluntários se revezaram durante 24h na coleta de resíduos que estavam no fundo do lago. Segundo eles, durante o dia a visibilidade estava 40%, o que dificultava a procura, porém, diversos materiais foram encontrados e retirados. "Encontramos de tudo, desde resto de construção até móveis", comentou o cabo Fernandes do Batalhão Ambiental.
O evento ainda contou com atrações artísticas que se apresentaram no palco montado ao lado da Ponte JK. Além do coronel Paulo Sérgio, estiveram presentes o chefe do Estado-Maior, coronel Adilson Evangelista, e o comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Gilson Oliveira.



PM promoveu mutirão de limpeza no Lago

Durante 24 horas, a Polícia Militar promoveu, neste fim de semana, o mutirão de limpeza do Lago Paranoá. O projeto de conscientização e sustentabilidade teve duração de 24 horas seguidas, com mergulhadores do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e mergulhadores com certificado de mergulho em dia.

A capitão Gisele da Mata Santos destacou a importância de preservar o Lago Paranoá. “Esse evento serve para conscientizar a população e ajudar na limpeza do Lago”.

As 24 horas de mergulho começaram às 10h da manhã do sábado e terminaram às 10h da manhã do domingo, ao lado da Ponte JK. Cerca de 50 mergulhadores do BPMA e do BOPE participaram do mutirão de limpeza. No ano passado, além dos militares, 126 mergulhadores habilitados participaram das atividades no Lago Paranoá.

Cada mergulhador ficou submerso por cerca de meia hora, tempo estimado de duração do ar nos cilindros. Por questão de segurança, entre 22h e 6h da manhã, apenas uma dupla por vez fez o mergulho. O lixo coletado foi separado  e catalogado.

Animação - O evento contou com shows musicais. Nove bandas se revezaram no palco, entre elas, Clima de Montanha, Minha Metade, a cantora Kris Maciel e a dupla Jhonny e Rahony. O cantor Dudu Nobre fechou o evento.

Para a criançada, foram montados brinquedos infláveis. O Teatro Lobo-Guará da PMDF fez apresentações sobre conscientização ambiental. O SESC também promoveu diversas atividades para o público infantil.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente


05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente






Dia Mundial do Meio Ambiente 2013: conheça a origem e os objetivos

 O tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2013 é: "Pense - Coma - Poupe"

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza.
    A comida desperdiçada na      América Latina poderia alimentar 300 milhões de pessoas
Em 2013, a ONU chama a atenção para o desperdício de comida. Segundo a organização, são desperdiçados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente - o equivalente a um terço de toda a produção mundial. Somente nos chamados países desenvolvidos, são 222 milhões de toneladas desperdiçadas - quase o mesmo produzido em toda a África Subsaariana, 230 milhões. De acordo com o Unep, em todo o planeta, uma em cada sete pessoas vai para a cama com fome e, a cada ano, 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem por desnutrição.
Os Estados Unidos desperdiçam US$ 48,3 bilhões todo ano
Segundo a ONU, devemos notar que, quando desperdiçamos alimentos, perdemos também todos os recursos utilizados na sua produção. Para se fazer um litro de leite, por exemplo, utilizamos mil litros de água. Para um quilo de hambúrguer, se vão 16 mil litros. Além disso, a produção de comida tem um grande impacto ambiental: ela ocupa 25% das terras do planeta e é responsável por 70% do consumo de água doce, 80% do desflorestamento e 30% das emissões dos gases de efeito estufa.

Foto de tigre em 'explosão de água' vence concurso da NatGeo
Foto de tigre em 'explosão de água' vence concurso da NatGeo

Por causa disso, a organização sugere que as pessoas escolham comidas com menor impacto ambiental, como alimentos orgânicos - que não usam substâncias químicas em sua produção. Além disso, é importante procurar produtos locais, que não causam grandes emissões em seu transporte. 
Nos países em desenvolvimento, a ONU afirma que a perda ocorre principalmente na produção e transporte. Investimentos para dar suporte aos produtores e melhorar a infraestrutura são necessários, afirma. Nas nações mais ricas, o problema está no comportamento do consumidor, que joga fora muita comida.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ideia sustentável do dia!

 
Que tal reaproveitar aquelas latas de alumínio inutilizadas?

Águas Claras: 13 animais apreendidos e foragido preso com 7 nomes falsos

As equipes do Grupo Tático Ambiental – GTA Alfa e Bravo – localizaram um foragido da Justiça às 9hs em um córrego de difícil acesso em Arniqueiras, próximo a Águas Claras. Um cidadão estava próximo ao córrego em atitude suspeita. Ao ser abordado e revistado, apresentou informações desencontradas. A pesquisa cadastral revelou que o suspeito havia 10 passagens criminais e estava em prisão domiciliar, além de ter 7 nomes falsos. O flagrante foi registrado na 21ª DP.
 
Outra ocorrência de destaque foi a apreensão de 13 animais silvestres criados em cativeiro, sem autorização, e mais um instrumento de captura: alçapão. Os policiais estavam realizando patrulhamento na chácara 127, Vereda da Cruz, em Arniqueiras, na tarde de domingo (2). Encontraram 8 jabutis, 3 papagaios grandes, 1 sabiá laranjeira e um periquito. Dada voz de prisão ao dono dos animais, o crime ambiental foi registrado na Delegacia da área.
As equipes do GTA Alfa e Bravo são compostas pelos sargentos Cláudio Cândido, cabo J. Carvalho e soldados Alberto Lopes e De Aguiar. E, também, pelos sargentos Romero e M. Santos, soldados Patrício e Shikasho.