quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Plano de Policiamento Ambiental 2012

Foi na manhã de sábado (17), durante a inauguração do Parque Ecológico Asa Sul (Pasul), localizado na 614, a Polícia Militar do Distrito Federal lançou o Plano de Policiamento Ambiental 2012.
O Plano define as diretrizes que serão adotadas pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental na manutenção da ordem pública e ambiental do Distrito Federal.
Dentro do projeto destaca-se o policiamento socioambiental nas 69 (sessenta e nove) unidades de conservação de uso sustentável sob responsabilidade do Governo do Distrito Federal, tendo como principal objetivo atender às demandas do Projeto "Brasília Cidade Parque", garantindo a segurança do cidadão do Distrito Federal ao fazer uso dos parques ecológicos em seu lazer diário.
O policiamento será executado pelo Radio-patrulhamento Ambiental (RPA), pelo Grupo Tático Ambiental (GTA), pelo Grupo Operações do Cerrado (GOC) e pela Companhia de Policiamento Fluvial. Este policiamento terá um efetivo de 100 policiais por dia, distribuídos em 16 viaturas, 10 motocicletas, 10 bicicletas e 4 embarcações. Contará, também, com o apoio do Batalhão de Policiamento de Cães e pelo Batalhão de Aviação Operacional.
Estiveram presentes no evento, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; a primeira dama, Ilza Queiroz; o vice-governador, Tadeu Fillipelli; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão; o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Nilton Reis; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Leão; o comandante-geral da PMDF coronel Rosback e o comandante do BPMA, tenente-coronel Ribas. 
Em seu discurso, o comandante-geral enfatizou o trabalho do tenente-coronel Ribas, que assumiu o comando do BPMA em janeiro. Na ocasião, ele destacou as parcerias e gestões compartilhadas e o papel da PMDF: "passado quase um ano, a PMDF lança o Plano de Policiamento Ambiental, permeado de atividades que envolvem a participação dos diversos setores da sociedade - público, privado, sociedade civil organizada, comunidade - todos com o mesmo propósito de promover ou colaborar com a manutenção da ordem pública e ambiental na capital do Brasil", disse o coronel Rosback.
No final do discurso, o comandante-geral lembrou sobre os 20 anos de preservação em Águas Emendadas. "Unidade de conservação de inestimável valor ecológico, motivo de orgulho do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, tradução perfeita do trabalho árduo e diuturno, desenvolvido por estes 'guerreiros', na preservação do bioma cerrado", complementou o comandante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário