Na manhã de sábado (31/03), foi lançado oficialmente o policiamento ambiental na área Bacia do Rio São Bartolomeu. As atividades serão desenvolvidas pelo Grupamento de Operações no Cerrado - GOC do BPMA, apoiado pelo Batalhão de Aviação Operacional - BAVOP e tem como objetivo a preservação da ordem pública e ambiental na região, garantida através do emprego de policiamento ambiental e rural na região. Com o início das atividades serão beneficiadas as comunidades rurais de Planaltina, Sobradinho, Paranoá e São Sebastião.
Para o desenvolvimento das atividades, o BPMA contará com a ajuda da secretaria executiva do Projeto São Bartolomeu Vivo, que patrocinado pela Fundação Banco do Brasil, vem realizando importante trabalho na recuperação e Proteção da bacia.
A parceria consistirá em auxílio científico e tecnológicos para a realização do mapeamento das áreas degradadas e fiscalização ambiental da região, que é uma importante área de circulação e reserva de aquíferos do Distrito Federal.
O evento de lançamento, ocorrido as margens do Rio São Bartolomeu, em Sobradinho dos Melos, contou com a participação da comunidade rural da região, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Fundação Banco do Brasil, Funatura, Fundação Ipoema e ACESPA - Chico Mendes.
O evento teve como grande atrações os equipamentos e barcos do BPMA, sem falar no helicóptero Fênix 01 o qual despertou a curiosidade e a fascinação de crianças que, muitas delas, nunca tinham visto uma aeronave tão de perto.
Na ocasião, a comunidade e os policiais realizaram o plantio de mudas de árvores nativas do cerrado brasiliense. Mais uma vez, o BAVOP em parceria com o BPMA revelam fazer muito mais que segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário