terça-feira, 7 de agosto de 2012

Lobo-guará é capturado pela Polícia Ambiental em cemitério em Taguatinga

Foto: Mário Alberto - BPMA
Um lobo-guará foi capturado na manhã desta terça-feira (7), no cemitério Campo da Esperança, em Taguatinga pela Polícia Militar Ambiental. Pelas características do animal, trata-se de animal jovem de um ano e meio de idade. Os militares chegaram ao cemitério por volta das 8h45, depois de receberem um telefonema. Quando no momento da captura, o lobo chegou a fugir para o setor de oficinas da cidade e ficou escondido embaixo de um veículo. Cerca de 25 minutos depois, o animal foi capturado e levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na BR-070. Segundo os responsáveis pela operação, o lobo-guará capturado, em princípio, não era mantido em cativeiro. O BPMA informou que o habitat natural do bicho é a Parque Nacional. Os animais da espécie costuma percorrer de 60 a 80 Km por dia em busca de carne e frutas. Nessa época, tendo em vista a seca e queimadas, os animais buscam alimento em regiões mais longes. Por isso, acredita-se que o jovem animal se perdeu e entrou no perímetro urbano, encontrando refúgio no Cemitério de Taguatinga.
Foto: Mário Alberto - BPMA
A Operação Ambiente Seguro foi iniciada em 1º de agosto. Os procedimentos de busca e captura de animais seguem até o dia 17 deste mês nas áreas rurais e, em seguida, segue para as regiões urbanas. Cerca de 70% das ocorrências registradas são em ambiente urbano. A maioria dos animais capturados são levados para o Zoológico de Brasília, contudo, o logo-guará será devolvido à natureza na quinta-feira. Segundo o superintendente de educação e lazer do zoológico, Marco Antônio de Castro, os bichos são levados também em casos de projetos sociais. Para denunciar crimes ambientais, pode-se fazer contato pelos telefones 3910 - 1965 ou 190.

Um comentário:

  1. Eu não sabia que eles peregrinavam tanto em busca de alimento, mas graças a Deus e a vocês, o animal volta à mata de onde veio' PARABÉNS

    ResponderExcluir