sábado, 18 de agosto de 2012

Crimes contra a fauna caem 46% no 1º semestre.
Fonte: Portal G1 DF.
Crimes contra a fauna caem 46% no primeiro semestre no DF, diz PM.
No 1º semestre de 2011 foram 889 animais apreendidos; em 2012 foram 346. Denúncias da população proporcionam maior número de resgates, diz PM. O comando do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal divulgou nesta sexta-feira (17) que o número de crimes ambientais contra a fauna no DF teve uma redução de 46% no primeiro semestre de 2012, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o coronel Claudio Ribas de Sousa, em 2011 foram 70 crimes, contra 38 registrados este ano. Segundo a PM, em números absolutos foram apreendidos 889 animais em 2011 e 346 em 2012, uma redução de 61%.
Animais recolhidos por militares do Batalhão de Polícia Ambiental do DF (Fotos:Mário Alberto. Divulgação/Batalhão de Polícia Ambiental
"Eu atribuo essa redução à atuação intensa da Polícia Ambiental e ao entendimento da população sobre a questão ambiental. As pessoas começaram a fazer mais denúncias. Houve uma mudança de comportamento e, por isso, estamos agora com menor número de animais em cativeiro", disse. De acordo com dados fornecidos pelo BPMA, os principais casos de registros de animais apreendidos estão relacionados à aves e fauna. Quanto aos resgates de animais silvestres fora do habitat houve aumento de 62% em relação ao mesmo período do ano passado. "Nós temos feito muitos resgates de fauna fora do habitat. Hoje a população já não tenta bater ou matar o animal ou ela mesmo capturar. Agora ela mesmo chama o 190", completou o coronel. Área rural A PM também divugou nesta sexta o balanço da Operação Ambiente Seguro contra crimes ambientais e de segurança pública, iniciada no dia 1º de agosto e que terminou nesta sexta. A operação foi realizada nas áreas rurais do DF, como Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Gama, Santa Maria, Brazlândia e Ceilândia. De acordo com os policiais, 547 pessoas foram abordadas. No total, foram apreendidos 62 pássaros, entre eles papagaios, curiós e azulões, que possuem valor no mercado negro. A operação fez 25 ocorrências nas delegacias. Além das aves, os policiais apreenderam 15 toneladas de madeira, armas e drogas. A partir da próxima segunda-feira, segundo o Batalhão Ambiental, a operação será voltada para os crimes registrados no meio urbano. "Cerca de 70% das ocorrências do Batalhão Ambiental da PM são registradas em ambiente urbano. Destas, a maioria é feita no Plano Piloto", afirmou. Para denunciar crimes ambientais, as pessoas podem ligar para (61) 3910-1965 ou 190.

Um comentário:

  1. Olá!! Casualmente encontrei esse blog e gostei muito!! estava procurando o contato para uma conhecida que quer fazer denúncia de comerciante de aves silvestres e criadouro também. Informei a ela o número que consta logo acima, nas informações do blog. Aproveito para parabenizar pelo trabalho sério, competente e responsável em defesa da nossa fauna e nossa flora. Parabéns a todos vocês!! Obrigada por todo serviço prestado a nossa comunidade. Bom dia.

    ResponderExcluir