Condetur conheceu projetos ambientais que estimularão visitas em áreas verdes da cidade.
Em breve os visitantes da Capital Federal terão novas formas de conhecer Brasília. A parceria entre a Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-DF) e o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), aprovada na 27ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo no Distrito Federal (Condetur-DF) nesta segunda-feira (25), impulsionará a visitação nos parques da cidade e revelará aos turistas uma Brasília verde.
Representante do Ibram no Condetur, Roberta Nobre apresentou aos conselheiros o projeto "Plante uma árvore", lançado na época da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20. O projeto permite ao visitante e ao morador plantar, por meio de totens, árvores em parques da capital do Brasil e ajudar a recuperar áreas degradadas do cerrado. A ideia agora é colocar esses totens agora em locais como o estádio, o aeroporto e até o novo camping. "A secretaria de Meio Ambiente e o Ibram são nossos parceiros nessa construção e já estamos conversando para fazer um 'Bosque do Turista', no qual a pessoa que se hospedar no camping poderá plantar uma árvore e na próxima vez que voltar a cidade ir visitá-la", explica o secretário de Turismo, Luís Otávio Neves. As árvores plantadas no projeto são georeferenciadas, cada uma receberá uma placa com o nome da pessoa e o cidadão ganha um certificado com a localização exata da sua árvore, podendo visitá-la sempre que quiser.
Outra proposta para estimular o turismo verde em Brasília foi apresentada pela subsecretária de Políticas Ambientais da Semarh, Maria Silvia Rossi. A ideia é lançar, já para a Copa das Confederações o "Eco Passaporte". Nele estarão informações sobre todos os parques de Brasília, horários de visitações e atrações. O visitante receberá um carimbo em cada espaço visitado e, conforme for preenchendo o passaporte, vai ganhar vantagens e descontos em outros estabelecimentos da cidade. A proposta foi apresentada aos conselheiros para que eles possam ver com seus associados quem teria interesse em participar da ação. "Temos que aumentar a permanência do turista na cidade e vemos nessa proposta da Semarh uma boa forma de fazê-lo e ainda estimular a visitação aos parques do Distrito Federal", explicou a subsecretária de políticas de Turismo, Ariadne Bitterncourt.
Com essas duas ações uma nova forma de apresentar Brasília será lançada. O contato com a natureza já estava previsto no plano urbanístico de Lúcio Costa ao criar a escala bucólica, e com a união das duas secretarias do GDF e os entes do Condetur, o turista poderá descobrir esta cidade repleta de qualidade de vida.
Oficinas para crédito
Visando aproveitar esse momento em que Brasília se destaca enquanto destino turístico, o secretário de Turismo do DF convidou o Banco de Brasília para realizar uma parceria e formatar oficinas segmentadas sobre os tipos de crédito existentes para o segmento turístico e como empresas deste setor conseguem ter acesso a esses financiamentos. "A ideia é fortalecer essas empresas e prepará-las para a nova era do turismo em Brasília", explicou Neves.
A proposta das oficinas foi aprovada no Condetur e deverão ser iniciadas em abril. "Vamos levantar com nossos associados quais são as dificuldades e necessidades de cada um e enviar à Setur. Achei a iniciativa muito bem-vinda", disse Beatriz Borges, presidente da Associação Brasiliense de Receptivo (ABARE).
Ao BRB disponibilizará técnicos que irão se reunir com os empresários para juntos sanarem as dificuldades existentes para o acesso ao crédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário