sábado, 30 de junho de 2012

PMDF é elogiada na conferência Rio+20

Na manhã do dia 20 de junho de 2012, no estande do Governo do Distrito Federal (GDF) situado no Parque dos Atletas, durante o lançamento do Projeto “Plante uma Árvore” na Conferência Rio+20, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), foi elogiada pelo Governador do DF, Agnelo Queiroz, e demais autoridades presentes ao evento, por sua atuação no “Projeto Rio São Bartolomeu Vivo”. O projeto que é desenvolvido pelo BPMA em parceria com a Fundação Banco do Brasil, dentre outras entidades, bem como por sua participação no Programa “Brasília, Cidade Parque”, resultou de uma parceria entre a SEMARH e a PMDF. O vídeo do “Projeto Rio São Bartolomeu Vivo”, desenvolvido pelo CCS/PMDF, foi um dos mais acessados pelo público que se dirigiu ao estande do GDF ao longo dos dias da conferência Rio+20, e apresentou as atividades de preservação da ordem pública e ambiental desenvolvidas pela PMDF junto às comunidades rurais de Planaltina, Sobradinho, Paranoá e São Sebastião. A PMDF foi representada pelos seguintes policiais militares: Tenente-Coronel Ribas, Capitão Isabela, Tenente Regiane, Sargentos Kátia Gomes e Júlio César e Soldado Gaspar.
http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=13346

BPMA apreende arma em Brazlândia

Na última sexta-feira(29), por volta das 19h, policiais militares do Batalhão Ambiental (BPMA) prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu na DF-001, próximo ao entroncamento com a BR-080 em Brazlândia. Os militares do Grupo Tático Ambiental (GTA) e do Serviço de Inteligência (Águia 60) suspeitaram de três homens que estavam próximo à dois carros estacionados no acostamento. Ao abordá-los foi encontrado em revólver calibre .38 com cinco munições com um dos suspeitos. Ele foi encaminhado à delegacia onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

BPMA apreende armas e um trator que fazia desmatamento em Área de Preservação Permanente em Planaltina - GO

Na tarde desta última terça-feira (26), a Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, fez uma apreensão de um trator de esteira que estava fazendo desmatamento em Área de Preservação Permanente - APP, as margens do rio Ribeirão no município de Planaltina de Goiás, divisa do DF com o Estado de Goiás. A equipe do Grupo de Operações do Cerrado - GOC detiveram o operador da máquina (trator) de 42 anos, no momento que fazia o desmatamento.
Também foram encontrados e apreendidos no interior da fazenda sete periquitos que estavam em um viveiro, duas motosserras, um rifle calibre 22 com um carregador e uma munição intacta e um revólver calibre 38 com seis munições intactas. O gerente da fazenda (30), foi autuado por porte e posse ilegal de arma de fogo. Já o operador do trator responderá por crime ambiental por agressão ao meio ambiente e seus componentes (flora e recursos naturais) conforme previsto na Lei nº 9.605 de 13 de fevereiro de 1988. Guarnição do GOC: Subtenente W Costa, Sargentos Glauco, Jales, Barbosa, Luciano Cunha,Julio César, Nilson Barbosa, e Francisvander e os Cabos Florisvaldo, Selmar e Perosa.

BPMA e Corpo de Bombeiros capturam lobo guará

A Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Corpo de Bombeiros capturaram uma loba-guará na Quadra 1.105 do Cruzeiro Novo na manhã desta última terça-feira (26/6), por volta das 8h40. Um morador da região viu o animal e acionou a PM. Ao chegar ao local, o resgate achou a loba em baixo de uma caminhonete S10. Para tentar facilitar a apreensão, policiais e bombeiros cercaram as laterais do carro com pedaços de madeira. Os policiais ambientais utilizaram equipamento de captura e lanternas para resgatar o animal. A loba, que estava agitada, mordeu os equipamentos durante as tentativas. Após uma hora e quarenta minutos de tentativa, o animal foi imobilizado ainda debaixo do veículo e preso à uma rede. De acordo com o sargento Ignácio Costa, da Polícia Ambiental, a espécie será encaminhada para o centro de triagem de animais silvestres. "A loba não apresentava risco à população", afirmou Costa. A fêmea teria vindo do Parque Nacional, também conhecido como Água Mineral, e segundo o sargento, esse tipo de captura é comum pela proximidade entre a região urbana e os parques. Fonte: Correio Brasiliense http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/26/interna_cidadesdf,309205/loba-guara-e-capturada-em-estacionamento-da-quadra-1-105-no-cruzeiro-novo.shtml

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Rio +20


II Jornada Internacional de Educação Ambiental


       Nesse último domingo, dia 17 de junho, os policiais militares que representam o BPMA na Rio +20 participaram das atividades referentes à II Jornada Internacional de Educação Ambiental, ocorridas no Pavilhão do Estado do Rio de Janeiro localizado no Parque dos Atletas, onde foram debatidos os seguintes temas: "Diálogos sobre sociedades sustentáveis: novos paradigmas e novas formas de governança" e "A Educação Ambiental como base para a construção de sociedades sustentáveis e responsabilidade global".

       A Jornada é uma iniciativa de organizações da socidade civil que buscam trabalhar em interface com diversos atores sociais, dentre eles órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, para incidir em política públicas, na formação de gestores  e educadores socioambientais. A II Jornada espera sensibilizar, mobilizar e aglutinar o maior número de movimentos que caminhem na direção da construção de sociedades sustentáveis, com pessoas que se ecoeducam e educam umas as outras na perspectiva do diálogo permanente.

      O evento contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janerio, Carlos Minc, de representantes dos Ministérios da Educação e Ambiente do Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai, da Sra.Pamela Puntney (Caucus de Educação Ambiental da ONU) e do Sr. Robbie Guebara (Assossiação de Educação de Adultos para a Ásia e Pacífico Sul), dentre outros palestrantes.  


 

terça-feira, 19 de junho de 2012

BPMA captura cobra em Águas Claras


Policiais militares integrantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental conseguiram capturar a cobra que estava no 15º andar de um apartamento de um prédio em Águas Claras. A cobra foi vista pela primeira vez na sexta-feira (15) e foi localizada na madrugada de hoje (19).

Os policiais militares do Batalhão Ambiental, com a autorização dos moradores, permaneceram no apartamento onde a cobra tinha sido vista pela última vez. Por volta de 01h da manhã de hoje, a moradora do apartamento ao lado viu o réptil em seu apartamento e solicitou o apoio da equipe.
De imediato o Sargento Luciano Cunha e o Cabo Selmar fizeram a captura da cobra. O animal é da espécie Corn Snake de origem norte americana, com aproximadamente 1 metro de comprimento. Ela será encaminhada ao Zoológico de Brasília onde existe um exemplar da mesma espécie. A cobra não é venenosa e pode ser criada em cativeiro desde que autorizado pelo órgão competente.
Cabe informar que o BPMA, somente no ano de 2012, apreendeu ou capturou um total de 1032 animais, sendo destes 165 cobras. O Batalhão conta com policiais militares altamente técnicos, bem como, materiais para captura, contenção e transporte destes animais.

domingo, 17 de junho de 2012

PMDF: "Guardiões Ambientais"

A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH), promoveu na manhã do último sábado(16), na Escola Aspalha do Setor de Mansões do Lago Norte, a formatura do II Curso de "Guardiões Ambientais". O Curso faz parte dos Programas Educacionais da PMDF Lobo Guará e PROERD (Programa Educacional de Resistência as drogas e a violência). Os assuntos abordados visam a reflexão sobre a necessidade da mudança no comportamento de nossas crianças quanto as questões sobre o tráfico de animais silvestres e hábitos que agridam a natureza. Na ocasião, 38 alunos foram agraciados com a carteirinha de "Guardiões Ambientais" e receberam camisetas e bonés do Programa. O conteúdo programático foi desenvolvido num total de 15 horas aulas, englobando, entre elas, atividades extraclasses e dinâmicas ambientais. Os alunos tiveram aulas sobre fauna, flora, biodiversidade, os biomas brasileiros e os três "R´s" (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

sexta-feira, 15 de junho de 2012

BPMA: apreensão de 13 pássaros e um Jabuti

A equipe do serviço de inteligência do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Águia 60, ao passar pela quadra 309, Conjunto 9, do Recanto das Emas, por volta das 11h, de hoje (15), viu em duas casas, vários pássaros silvestres, possivelmente sendo criados ilegalmente. 
A equipe do Grupo Tático Ambiental (GTA 60), composta pelos Sargentos M. Alves e Robert e pelos Cabos Guerra e Roberto foi solicitada para apoiar em abordagem. Na primeira casa abordada, foram encontradas quatro aves (um Azulão, dois Trinca - Ferros e um Pássaro Preto), além de um Jabuti. Na segunda, eles encontraram nove aves (quatro Sabiás, quatro Azulões e um Papa - Capim). 
Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram detidas e levadas à delegacia da área, onde foram autuados por crime ambiental (Lei 9.605/98 Artigo 29). A pena é de três meses a um ano de detenção. Eles, os detidos, ainda poderão pagar multas que variam de R$ 500,00 a 5.000 por cada animal apreendido. 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rio+20 - DEBATE SOBRE SUSTENTABILIDADE E AS COMUNIDADES PACIFICADAS DO RIO DE JANEIRO


DEBATE SOBRE SUSTENTABILIDADE E AS COMUNIDADES PACIFICADAS DO RIO DE JANEIRO

Os Secretários Estaduais do Ambiente e de Segurança Pública, Carlos Minc e José Mariano Beltrame, participaram do debate sobre o processo de pacificação em comunidades do Estado do Rio de Janeiro e as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável destas áreas, no auditório do Pavilhão do Governo do Estado, na Rio+20, no Parque dos Atletas. A Mesa foi organizada pela Superintendência de Território e Cidadania da Secretaria e a Superintendente Ingrid Gerolimich foi a mediadora.

O objetivo da mesa foi o de discutir sobre o processo de pacificação das diversas comunidades do Estado do Rio com a implantação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e dialogar sobre novas perspectivas de aplicação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável nestes locais.

Segundo Beltrame, “A UPP proporcionou a chegada da formalidade, da informação, da educação, entre outros serviços. As UPPs abrem uma janela de oportunidades para que exista atendimento das demandas sociais de pessoas que estavam abandonadas. Hoje, esses moradores podem saber mais sobre coleta de lixo e sustentabilidade, por exemplo."

Já o Secretário do Ambiente, Carlos Minc, anunciou a intenção de implantar as Unidades de Polícia Ambiental nas unidades de conservação do Rio de Janeiro, a fim de possibilitar que a comunidade possa usufruir desses espaços, bem como coibir o cometimento de ilícitos ambientais e penais nas unidades de conservação e em suas adjacências.
Aproximadamente 400 pessoas estiveram presentes ao debate, que contou ainda com a do coordenador do Programa UPP Social, Ricardo Henriques, e a presidente do CEBDS – Comitê Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Marina Grossi.



BPMA: 24 anos de ação continuada


BPMA: 24 anos de ação continuada


Na manha desta terça-feira (12), no Parque de Águas Claras, a unidade especializada de polícia ambiental comemorou o vigésimo quarto aniversário com bastante música, teatro e palestra. Além de autoridades civis e militares, compareceram aproximadamente 200 crianças da rede pública de ensino do Distrito Federal. Logo após a execução do hino nacional, os convidados assistiram a uma breve exposição do Tenente Coronel Ribas e à apresentação de grupo de teatro da unidade.

Consciência Ecológica na Infância
O Subtenente Rocha apresentou às crianças alguns animais, como onça, tartaruga, cobra, dentre outros. Respondendo  a perguntas, tentou despertar a curiosidade dos pequenos. Acredita-se que a partir do conhecimento da função e características de cada animal na natureza, as crianças poderão contribuir com a preservação da fauna.

Ação preventiva e educacional
O núcleo de ação ambiental funciona regularmente durante o ano e promove palestras direcionadas para crianças, adolescentes e adultos. Os participantes das palestras são orientados sobre as práticas contra o meio ambiente consideradas crime, além de poderem tirar dúvidas e sugerir ações da unidade. 

Teatro
A companhia de teatro do BPMA é um grande aliado na educação ambiental, atraindo crianças e adultos com músicas e encenações. Os policiais conseguem transmitir conceitos importantes de uma forma simples e divertida. Certamente, uma exposição formal não alcançaria resultados tão práticos junto ao público infantil. Na peça “Todo cuidado é pouco” foram tratadas questões relevantes como o destino do lixo, o cuidado com a fauna e flora, além de incentivar crianças e adultos a denunciarem possíveis crimes ambientais.

Brasília Cidade Parque
A unidade com competência na gestão da segurança nos assuntos de meio ambiente está atuando ativamente do Projeto “Brasília Cidade Parque”. Em conjunto com órgãos do GDF, o BPMA participa do planejamento e execução do projeto de forma a garantir segurança aos futuros usuários.
 
Unidade Especializada 
O Batalhão de Policiamento Ambiental é composto por subunidades especializadas: a Companhia de Operações Ambientais executa o policiamento das bacias hidrográficas, além da repreensão de crimes ambientais contra a fauna e flora; a Companhia de Policiamento Ambiental faz o resgate de animais e mantém postos policiais em unidades de preservação ambiental; já a Companhia de Policiamento Fluvial executa o policiamento nos perímetros do lago Paranoá e na barragem do Rio Descoberto. 
Para executar o policiamento por terra e água, a unidade policial dispõe de vários tipos de embarcações, jet-sky e caminhonetes. 










BPMA na Rio+20

BPMA na Rio+20


O principal momento do Stand Brasília será no dia 20/06, onde o Governador Agnelo e os Secretários interessados estarão presentes para a inauguração do projeto "Plante uma Árvore" (IBRAM-GDF), que visa dar possibilidade as pessoas que passam por aqui de plantar uma árvore, através de um totem, onde há a possibilidade de escolher um dos parques de Brasília e a árvore a ser plantada. Após esse procedimento, é solicitado os dados de e-mail ou endereço do participante para ser enviado um certificado de plantio, mostrando o local onde a árvore foi plantada, uma placa de identificação da pessoa que plantou e o geo-referenciamento do local exato para a pessoa chegar ao ponto do parque.
Nessa cerimônia será disponibilizado um totem exclusivo para as autoridades presentes plantarem 100 árvores no Bosque dos Constituintes (próximo ao Congresso Nacional, atrás do Pavilhão da República).
O Stand de Brasília - Patrimônio da Humanidade fica no Pavilhão "D", no Parque dos Atletas (em frente ao Rio Centro), próximo a praça de alimentação.









quarta-feira, 13 de junho de 2012

PMDF na Rio +20

A Policia militar do Distrito Federal, representada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental - BPMA, participará diretamente da Conferência Rio+20, cujo a temática central é a “Sustentabilidade” e a “Economia Verde”. Dentro destes dois eixos o BPMA participa como entidade fundamental em dois “cases” de sucesso que será apresentado ao mundo no estande do Governo do Distrito Federal.
O primeiro deles é o “Programa Brasília Cidade Parque”, cujo o propósito é tirar os parques ecológicos de usos sustentável do papel e entregá-los à comunidade com estrutura para atividades de lazer, esporte, turismo e contemplação. O recurso para o cercamento, estruturação, manutenção e revitalização ambiental da unidade é proveniente das compensações ambientais que as empresas precisam pagar em contra partida dos impactos ambientais causados pela implantação dos seus empreendimentos e pelo passivo ambiental gerado pelo processo operacional destes.
  
A cada novo parque implantado pela SEMARH e entregue ao uso público, o BPMA, temcomo responsabilidade garantir a segurança pública e ambiental da unidade de conservação. Para tal desenvolve atividades de policiamento comunitário e educação ambiental.
Atualmente existem 04 (quatro) parques já implantados e entregues à população e 04 (quatro) parques em fase de revitalização, mas já em condições de uso, são eles: Parque Ecológico de Águas Claras, Parque Ecológico Olhos d’agua (Asa Norte), Parque Ecológico dos Jequitibás (Sobradinho), Parque Ecológico Ezequias Heringer (Guará), Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga), Parque Ecológico da Asa Sul, Parque Ecológico Dom Bosco (Lago Sul) e Parque Ecológico da Parinha.
Diariamente mais de 7.000 brasilienses fazem uso dos parques ecológicos e cabe à PMDF, garantir a segurança do usuário e a integridade sócio-ambiental das unidades. Até a implantação final do projeto estima-se que mais de 50.000 pessoas usarão os parques ecológicos diariamente.
O segundo programa é o “Projeto Rio São Bartolomeu Vivo”, cuja iniciativa é da Fundação Banco do Brasil e o BPMA foi convidado a participar pela sua capacidade operacional em campo. O objetivo do projeto é a recuperação da qualidade da água do Rio São Bartolomeu, beneficiando assim, as comunidades rurais de Planaltina, Sobradinho, Paranoá e São Sebastião. Para isso os policias do Grupamento de Operações no Cerrado executam o policiamento rural pelo fundo das propriedades, percorrendo toda a extensão da bacia, incluindo as nascentes e tributários. Essa estratégia operacional permite que os policiais militares mantenham o contato direto com a comunidade rural, orientando a população quanto às questões de segurança pública e ambiental, tais como aos desmatamentos em APP – Áreas de Preservação Permanente, esgotamento de efluentes líquidos na bacia, descarte de resíduos sólidos e utilização inadequada de agrodefensivos. O mapeamento da área percorrida e a identificação de atividades capazes de causar dano ambiental, são encaminhados às entidades parceiras, sendo elas a própria Fundação BB, a Funatura, a Fundação Ipoema e a ACESPA, que oferecem aos proprietários rurais alternativas para o plantio de mudas para recuperação dos leitos, construção de fossas sépticas e manuseio adequado dos resíduos sólidos e agrodefensivos.
    
O estande do GDF estará localizado no Parque dos Atletas no Rio Centro – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro, estando aberto ao público do dia 12 a 19 junho e apenas para pessoas credenciadas do dia 20 a 22 de junho de 09:00 h às 20:00 h.
A PMDF será representada pelos seguintes policiais militares:
De 12 a 18 de junho de 2012 (Capitão QOPM Isabela - Soldado QPPMC Gaspar)
De 18 a 24 de junho de 2012 (Tentente QOPM Regiane - 1º Sargento Kátia Gomes - 2º SGT Júlio César)
De 20 a 22 de junho de 2012 (Tenente-Coronel QOPM Ribas)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Equipe do GTA apreende pássaros silvestres

A equipe do GTA realizava patrulhamento no sábado, dia 09/06, em Santa Maria, e deparou-se com diversas gaiolas e pássaros do lado de fora de uma residência. Ao aproximar-se, perceberam que no interior da casa haviam mais pássaros silvestres. O residente, ao ser questionado sobre a propriedade, disse ser do irmão. O homem foi conduzido Á DP de Santa Maria e foi constatado que o mesmo era reincidente.

Participaram da ocorrência: SGT´s Romero, Costa Oliveira, Silvio Amado e Cb Washington.


BPMA apreende motosserra no Lago Norte


Na tarde desta segunda-feira (11), policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental - BPMA - apreenderam uma motosserra no Lago Norte.
Uma equipe do Lacustre, que policiava o Lago Paranoá em uma embarcação, flagrou dois homens desmatando uma área de proteção permanente, situada dentro de uma chácara na ML 2/3. Outra equipe, do Grupo Tático Ambiental foi acionada e entrou na chácara. Os homens foram abordados e o crime ambiental previsto no artigo 51 da lei 9.605/98 foi constatado. 
Eles não possuíam licença de porte e uso da motosserra e nem nota fiscal da máquina. A dona da chácara e os dois homens foram conduzidos à delegacia da área, onde foi lavrado um termo circunstanciado.
Participaram da ocorrência: Sargentos M. Alves e Robert; Cabos Guerra e Roberto.



sábado, 9 de junho de 2012

BPMA: dupla é presa por roubo em Santa Maria

A equipe do Águia 60 (Serviço de Inteligência), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), prendeu um jovem e apreendeu um menor de idade por roubo. O fato ocorreu na noite de ontem (8), por volta das 18h30, na quadra 208/209 de Santa Maria. Os policiais, em patrulhamento na área, viram os jovens em atitude suspeita. Na abordagem foi verificado que a dupla teria roubado uma bicicleta no último domingo (3). Eles foram presos e encaminhados à delegacia da área para registro. Na DP, a vítima reconheceu os autores do crime. Apoio: A equipe do Grupo Tático Ambiental (GTA Bravo), integrado pelo Sargento Henrique Lima, Cabos Portela, M. Aurélio e C. Almeida, do GTM46 e do Fox 46.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

4ª CAMINHADA ECOLÓGICA - Parque Jequitibás

Aconteceu hoje a 4º Caminhada Ecológica no Parque Jequitibás, com o tema "Preservação Ambiental".

Os alunos da Escola Centro de Ensino Especial 01 e APAE de Sobradinho receberam orientações sobre o meio ambiente e desenvolveram atividades pedagógicas, como a criação de desenhos, cartazes e faixas sobre o tema. Houve, ainda, apresentação de música ao vivo, brincadeiras e lanche para a garotada.






terça-feira, 5 de junho de 2012


Dia Mundial do Meio Ambiente


Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Hoje, 05 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Tal data remete-nos ao direito, que a todos pertence, "ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida", conforme se extrai do art. 225 da Carta Magna pátria. Visando garantir às presentes e futuras gerações o gozo desse importante direito, é incumbência do Poder Público e da coletividade defendê-lo e preservá-lo.

Nessa ótica, é que está inserido o Programa "Brasília, Cidade Parque", o qual completa, nesta data, um ano de existência e que está sendo desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da atuação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) - a qual, nessa ação, é representada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).



O objetivo desse programa é a implantação e a revitalização dos 72 (setenta e dois) parques ecológicos e 22 (vinte e duas) unidades de conservação de uso sustentável distritais, sendo os recursos financeiros necessários à iniciativa provenientes de compensações ambientais e florestais a que estão obrigados os empreendedores que, com sua atuação, gerem ou possam gerar algum impacto ao meio ambiente. Ou seja, é "a retribuição financeira aos serviços prestados pela natureza, base do desenvolvimento sustentável". 

Nesse contexto, o papel do BPMA será o de assegurar a ordem pública e ambiental nos parques ecológicos e unidades de conservação à medida que esses sejam contemplados pelo programa.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e por intermédio dos órgãos supracitados - Semarh, Ibram e PMDF, representados no ato, respectivamente, pelo Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão; pelo Presidente do Ibram, Nilton Reis; e pelo Comandante do BPMA, Tenente-Coronel Cláudio Ribas de Sousa; o GDF formalizou, também, no dia de hoje, o início das obras de revitalização do Parque Ecológico Saburo Onoyama, tendo o evento contado, ainda, com a presença do Deputado Distrital Washington Mesquita, o qual assinou, na qualidade de testemunha, o Termo de Compromisso de recuperar o parque.

 Localizado em Taguatinga e popularmente conhecido como "Vai Quem Quer", o Parque Ecológico Saburo Onoyama foi instituído, oficialmente, por meio de decreto datado de 1996, sendo sua revitalização uma antiga aspiração da população local. 

Polícia Ambiental impede sequestro no Parque de Águas Claras


A equipe policial estava em patrulhamento no Parque de Águas Claras por volta das 12h de ontem (4) quando visualizou uma movimentação suspeita no interior de um veículo. Ao se aproximarem do veículo, o condutor se empreendeu em fuga, arrancando e dirigindo perigosamente. Tratava-se de um seqüestro que havia iniciado naquele momento. Durante o acompanhamento, os membros da guarnição efetuaram dois disparos nos pneus do veículo, tendo êxito do projétil acertar o alvo sem ferir civis que passavam pelo local.



Os agressores, em alta velocidade, perderam o controle do carro e bateram no meio fio. Uma vez parados, lançaram a vítima no acostamento. Em seguida, novamente saíram em fuga. A vítima foi socorrida pelos policiais enquanto a viatura continuava a acompanhar o veículo e seus condutores em fuga.  O carro da vítima, um GM/Corsa, mesmo com os pneus furados, ainda conseguiu sair do Parque e bateu próximo ao Shopping Que!. 
Neste momento, os clientes e comerciantes do local indicaram a direção que os seqüestradores haviam seguido. Os jovens foram encontrados, presos em flagrante delito. Os policiais verificaram que se tratava de dois menores e que a arma usada para intimidar a vítima era de brinquedo. Os jovens foram apresentados à Delegacia da Criança e Adolescente.
Participaram da ocorrência: Sargentos Coelho, Pedro, Gervásio, Clisomar, Elena e Cabo Henrique. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Pescar na Barragem é crime e dá cadeia

Crime ambiental. O Artigo-34 da Lei 9605/98, prevê cadeia e multa para quem for pego pescando na Barragem do Rio Descoberto.


No dia 01/06, Zé de “Tal”, pescador praticante da pesca-sub, foi detido e conduzido ao CIOPS de Águas Lindas, ao ser apanhado pescando na Barragem. Zé praticava pesca-sub, quando foi surpreendido por uma guarnição da Polícia Ambiental do DF, em que também teve seu arpão apreendido. Ele disse para o nosso repórter, que não sabia da proibição e não viu nenhuma placa com essa informação, e justificou que tem até a carteira de pescador praticante da pesca-sub, mas nada disso resolveu a situação dele. O Sgt. Aroldo e o Cabo Ricardo, disseram que na Barragem é proibido qualquer tipo de pesca ou prática de esportes aquáticos, e que, até a pesca com uma simples “varinha de anzol” pode resultar em prisão e multa.









Fonte: http://tvcmn.com.br