BPMA: 24 anos de ação continuada
Na manha desta terça-feira (12), no Parque de Águas Claras, a unidade especializada de polícia ambiental comemorou o vigésimo quarto aniversário com bastante música, teatro e palestra. Além de autoridades civis e militares, compareceram aproximadamente 200 crianças da rede pública de ensino do Distrito Federal. Logo após a execução do hino nacional, os convidados assistiram a uma breve exposição do Tenente Coronel Ribas e à apresentação de grupo de teatro da unidade.
Consciência Ecológica na Infância
O Subtenente Rocha apresentou às crianças alguns animais, como onça, tartaruga, cobra, dentre outros. Respondendo a perguntas, tentou despertar a curiosidade dos pequenos. Acredita-se que a partir do conhecimento da função e características de cada animal na natureza, as crianças poderão contribuir com a preservação da fauna.
Ação preventiva e educacional
O núcleo de ação ambiental funciona regularmente durante o ano e promove palestras direcionadas para crianças, adolescentes e adultos. Os participantes das palestras são orientados sobre as práticas contra o meio ambiente consideradas crime, além de poderem tirar dúvidas e sugerir ações da unidade.
Teatro
A companhia de teatro do BPMA é um grande aliado na educação ambiental, atraindo crianças e adultos com músicas e encenações. Os policiais conseguem transmitir conceitos importantes de uma forma simples e divertida. Certamente, uma exposição formal não alcançaria resultados tão práticos junto ao público infantil. Na peça “Todo cuidado é pouco” foram tratadas questões relevantes como o destino do lixo, o cuidado com a fauna e flora, além de incentivar crianças e adultos a denunciarem possíveis crimes ambientais.
Brasília Cidade Parque
A unidade com competência na gestão da segurança nos assuntos de meio ambiente está atuando ativamente do Projeto “Brasília Cidade Parque”. Em conjunto com órgãos do GDF, o BPMA participa do planejamento e execução do projeto de forma a garantir segurança aos futuros usuários.
Unidade Especializada
O Batalhão de Policiamento Ambiental é composto por subunidades especializadas: a Companhia de Operações Ambientais executa o policiamento das bacias hidrográficas, além da repreensão de crimes ambientais contra a fauna e flora; a Companhia de Policiamento Ambiental faz o resgate de animais e mantém postos policiais em unidades de preservação ambiental; já a Companhia de Policiamento Fluvial executa o policiamento nos perímetros do lago Paranoá e na barragem do Rio Descoberto.
Para executar o policiamento por terra e água, a unidade policial dispõe de vários tipos de embarcações, jet-sky e caminhonetes.
Gostaria neste momento parabenizar, por mais um ano de existência desta unidade que fais a diferença na Policia Militar do distrito Federal.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo apoia que vocês oferecido ao 11º bpm....