DEBATE SOBRE SUSTENTABILIDADE E AS COMUNIDADES PACIFICADAS DO RIO DE JANEIRO
Os Secretários Estaduais do Ambiente e de Segurança Pública, Carlos Minc e José Mariano Beltrame, participaram do debate sobre o processo de pacificação em comunidades do Estado do Rio de Janeiro e as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável destas áreas, no auditório do Pavilhão do Governo do Estado, na Rio+20, no Parque dos Atletas. A Mesa foi organizada pela Superintendência de Território e Cidadania da Secretaria e a Superintendente Ingrid Gerolimich foi a mediadora.
O objetivo da mesa foi o de discutir sobre o processo de pacificação das diversas comunidades do Estado do Rio com a implantação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e dialogar sobre novas perspectivas de aplicação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável nestes locais.
Segundo Beltrame, “A UPP proporcionou a chegada da formalidade, da informação, da educação, entre outros serviços. As UPPs abrem uma janela de oportunidades para que exista atendimento das demandas sociais de pessoas que estavam abandonadas. Hoje, esses moradores podem saber mais sobre coleta de lixo e sustentabilidade, por exemplo."
Já o Secretário do Ambiente, Carlos Minc, anunciou a intenção de implantar as Unidades de Polícia Ambiental nas unidades de conservação do Rio de Janeiro, a fim de possibilitar que a comunidade possa usufruir desses espaços, bem como coibir o cometimento de ilícitos ambientais e penais nas unidades de conservação e em suas adjacências.
Aproximadamente 400 pessoas estiveram presentes ao debate, que contou ainda com a do coordenador do Programa UPP Social, Ricardo Henriques, e a presidente do CEBDS – Comitê Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Marina Grossi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário